Filosofia
★★★★★ 12 Rules for Life, by Jordan Peterson - Jordan Peterson é meu filósofo favorito na atualidade. Claro, direto e despido de romantização, explica através de 12 regras como criar uma vida com sentido. Jordan é melhor escritor que já li. Se aprofunda de verdade nos temas, busca conceitos na filosofia clássica, religião e ciência, e mostra que, apesar da superficialidade do mundo moderno, ainda existem pessoas que se preocupam em entender algo de verdade antes de sairem apenas repetindo o que escutam.
★★★★★ Alexander the Great, by Norman F Cantor - Alexandre foi o maior homem da história. Li esse livro como preparação para ler a obra de Plutarco sobre Alexandre. O livro é bem detalhado e retrata a vida de Alexandre desde a infância até a morte, passando pela educação (recebida diretamente de Aristóteles), conquistas e traições.
★★★★★ Atlas Shrugged, by Ayn Rand - Ayn Rand tem lugar no hall da fama da filosofia, IMO. A criadora do objetivismo, (filosofia da qual sou adepto e que pouparia o mundo do populismo, se fosse propriamente empregada), conta em uma obra de ficção o que aconteceria caso quem realmente move o mundo (spoiler: não é o governo) decidisse simplesmente parar. Uma das maiores obras da filosofia contemporânea.
★★★★★ Letters from a Stoic, by Seneca - Seneca é um dos maiores difusores do estoicismo. Nessa obra ele conta um pouco da sua vida, expõe suas ideias, aprendizados e sua busca por uma vida de virtudes, especialmente após o exílio.
★★★★☆ Man's Search for Meaning, by Viktor E. Frankl - Belo livro, no qual Viktor conta sua história, e como sobreviveu ao holocausto e também seus aprendizados como psiquiatra e sua teoria “logotherapy”, que basicamente sugere que uma vida com “meaning” (a não ser confundido com propósito) é o driving force do ser humano.
★★★★★ Meditations, by Marcus Aurelius - Talvez o melhor livro que já li na vida. A relevância e atualidade das ideias, mesmo tendo sido escrito a quase 2 mil anos são estarrecedoras. Livro instigante, é uma bela introdução ao conceito de Estoicismo e uma obra prima para a reflexão humana.
★★★★★ On Rhetoric: A Theory of Civic Discourse, by Aristotle - Uma obra prima de Aristóteles (quase um pleonasmo), que explica, entre outras coisas, os principais pilares da retórica: pathos, logos e ethos, e como aplicá-la de maneira efeitva. Outro tipo de leitura que faz o leitor sair das amarras que o prendem e o faz tirar as vendas que lhes são colocadas. O mundo seria outro se as pessoas se aprofundassem nesses temas.
★★★★★ On the Shortness of Life, On the Happy Life, and Other Esays, by Seneca - Outra obra maestra de Seneca, que agrupa alguns dos seus essays e cartas. Seneca se aprofunda em tópicos inerentes a existência humana como felicidade e morte, e guia o leitor a um entendimento profundo da vida.
★★★★★ The Apology of Socrates, by Plato - Um trabalho fundamental para iniciar a exploração à filosofia de Platão, este diálogo socrático relata a defesa de Sócrates durante seu julgamento, oferecendo uma introdução acessível às suas ideias e ao método socrático. Bela obra, e recomendada pra quem quer entrar no universo de Sócrates e Platão.
★★★★☆ The Art of War, by Sun Tzu - Livro pequeno, que aborda temas de estratégia, escrito pelo milenar general chinês. Muitos dos conceitos podem ser aplicados atualmente e até mesmo em negócios. No entanto, creio que em muitos casos a aplicação é forçada e requer MUITA adaptação. Talvez sirva mais pra provar um ponto de maneira torta que realmente embasar uma opinião.
★★★★★ The Battle of Thermopylae, by Captivating History - Este relato histórico detalha a lendária resistência dos 300 espartanos contra um exército persa massivo, destacando sua extraordinária prontidão, disciplina e o ethos cultural de Esparta. Em uma parte do livro, quando um soldado do exército de Thebas pergunta o porquê de os espartanos não estarem se preparando no dia anterior à batalha, eles respondem: "nos preparamos para a guerra a vida toda - hoje podemos descansar". Essa frase resume a filosofia de Esparta.
★★★★★ The Complete Book of Five Rings, by Miyamoto Musashi - A obra clássica de Miyamoto Musashi mistura as artes marciais com princípios atemporais de estratégia, oferecendo sabedoria aplicável tanto ao combate quanto à vida em geral. Faz muito mais sentido quando o leitor entende de artes marciais.
★★★★★ The Republic, by Plato - Diálogo Socrático escrito por Platão e uma das obras mais incríveis que já li. Livro denso, complexo que requer mais de uma leitura, mas que mostra a profundidade do pensamento clássico e nos deixa decepcionados com o nível de superficialidade do mundo contemporâneo. Minhas partes favoritas são a alegoria da caverna, que expõe claramente alguns dos grandes problemas do mundo atual, e crítica à democracia ateniense, que explica muito sobre o porquê de estarmos no buraco que estamos.