Self Improvement
★★★★☆ Antifragile, by Nassim Taleb - Livro bastante interessante. O autor explica como alguns sistemas se beneficiam não só de resiliência, mas de volatilidade e incerteza. Ele adapta essa teoria através da fragilidade humana, basicamente argumentando que a chave para o sucesso é abraçar o caos e o desconforto e se tornar anti-frágil, em vez de apenas resiliente. Bom livro, mas um tanto repetitivo e redundante.
★★★★☆ Atomic Habits, by James Clear - O autor sugere um framework que ajuda a criar hábitos saudáveis. Basicamente, o processo passa por fazer a ação ser óbvia, atrativa, fácil e prazerosa. Após repetir essa ação por algum tempo, ela se torna um hábito. O livro traz vários exemplos e algum embasamento científico.
★★★★★ Can't Hurt Me, by David Goggins - Uma das melhores leituras dos últimos tempos. David Goggins conta sua própria história, sobre como saiu de uma família e juventude completamente desestruturadas, para se tornar Navy Seal, ultramaratonista e detentor de recordes mundiais. Muito bom ler livros que cultuam esforço e dedicação, em vez de mediocridade e conforto.
★★★★★ Comfort in Darkness, by Rickson Gracie - Rickson Gracie compartilha sua jornada de luta contra a doença de Parkinson e revela como o princípio do jiu-jitsu de encontrar conforto no desconforto é uma metáfora para resiliência e perseverança na vida. Depois de passar por díficieis desafios pessoais, essa obra me ajudou muito a encontrar um ponto de equilibrio e entender que a norma é a dificuldade e, portanto, temos que aprender a conviver com ela. Baita livro!
★★★★★ Facfulness, by Hans Rosling - Livro mandatório pra quem quer entender a dinâmica da informação no mundo e o porquê de a maioria das pessoas serem tão mal informadas. Hans Rosling mostra de maneira clara como enteder a dinâmica de dados e como ser uma pessoa mais bem informada e mais positiva.
★★★☆☆ How to Talk to Anyone, Leil Lowndes - Espécie de versão renovada do clássico Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie. Interessante, mas não me pareceu muito prático.
★★★★★ How Will You Measure Your Life, by Clay Chirstensen - Belo livro do saudoso Clay Christensen, professor da Harvard Business School. Ele costumava dar uma aula no final do programa de MBA de Harvard cujo tópico era “como você vai medir a sua vida”. O sucesso foi tão grande, que ele transformou essa aula em um livro, onde ele se aprofunda em como construir uma vida com sentido.
★★★☆☆ It's Not About You, by Tom Rath - Livro bem curto, sobre como encontrar sentido na vida. . O autor usa sua história - ele possui uma condição rara desde quando era jovem -, e mostra como buscar sentido, especialmente focando não em você, mas no meio externo. Bom livro, mas podia ser mais longo e mais profundo.
★★★★☆ Make your bed, by William H McRaven - Admiral McRaven foi o paraninfo da University of Texas em 2014. Ele fez um discurso que ficou muito famoso e que basicamente dizia que se você quer mudar o mundo, comece primeiro arrumando sua cama. O conceito (no qual também acredito) basicamente defende que antes de fazer algo grande para o mundo, devemos olhar para dentro e consertar a nós mesmos. Outros autores, como Jordan Peterson, também defendem o mesmo conceito. O livro poderia ser mais longo.
★★★★★ Option B, by Sheryl Sandberg - Sheryl, COO do Facebook, conta seu processo de aceitação e readaptação após perder seu marido de forma trágica em 2015. Livro extremamente bem escrito (em conjunto com Adam Grant, professor de Wharton) e que deveria ser lido por quem já perdeu um ente querido e por quem quer ajudar quem perdeu um. Minha própria experiência no tema me deu clareza sobre como as pessoas realmente não sabem como atuar nesses momentos.
★★★★★ Outlive, by Peter Attia - Sem dúvida, o melhor livro do ano. O Dr. Peter Attia é médico, engenheiro, e ex-consultor da McKinsey. Não há melhor perfil para escrever umlivro sobre o tema. Ele explora a ciência da longevidade, destacando a disciplina rigorosa necessária para prolongar a vida e manter a saúde por meio de medidas proativas de prevenção. No livro ele também desevenda mitos sobre colesterol, ingestao de proteína animal, estudos sobre nutricão, e outros. Definitivamente um livro que todos deveriam ler para por fim deixarem de cair nas falácias criadas ultimamente por estudos toscos e uma mídia tendenciosa.
★★★★★ Solve for Happy, by Mo Gawdat - Mo Gawdat é um grande autor. Nesse livro, ele conta como a trágica morte do seu filho afetou sua maneira de ver a vida e lhe confirmou que a felicidade é uma questão de opção. Por ser engenheiro e matemático, ele criou uma fórmula para adaptar seus aprendizados em relação a busca da felicidade. Belo livro!
★★★★★ The 5 AM Club, by Robin Sharma - Robin usa de uma história ficticia para relatar os benefícios de acordar cedo e utilizar a manhã para organizar a sua vida e, portanto, ser mais produtivo. Um bom livro sobre disciplina, hábitos e como criar uma rotina de sucesso. Recomendo.
★★★☆☆ The Great Mental Models, by Shane Parish - Gosto muito das newsletters do Shane, mas esse livro não me encantou. Ele basicamente sugere modelos mentais que ajudam no processo de tomada de decisão. Leitura um pouco cansativa.
★★★★☆ The Psycology of Money, by Morgan Housel - Livro interessante de Morgan Housel sobre finanças pessoais e como focar no básico pode trazer melhores resultados. Assim como sugere o autor na sua filosofia, o livro é bastante básico e não estimula o leitor.
★★★★★ Think and Grow Rich, by Napoleon Hill - Napoleon Hill é um baita autor. Nesse livro, ele explica alguns fundamentos das pessoas de sucesso. Ele baseia a sua teoria em casos reais de pessoas bem sucedidas do início do século XX. Livro bem escrito e atual, apesar da idade. Vale muito a leitura.
★★★☆☆ Thinking, Fast and Slow, by Daniel Khaneman - Ouvi ótimos comentários sobre esse livro, mas me decepcionei. O autor explica como alguns vieses impactam o processo de tomada de decisão. O livro é bem fundamentado, mas a leitura é pesada, densa, extremamente repetitiva e cansativa. Não recomendo.
★★★☆☆ Unlimited Memory, by Kevin Horsley - Kevin Horsley apresenta técnicas para desbloquear o potencial do cérebro, melhorar o foco e reter grandes quantidades de informações de forma eficaz. Não foge à regra de memorização básica: a associação. Interessante, mas não me trouxe nada de novo.
★★★★★ Why We Sleep, by Matthew Walker - Ótimo livro que definitivamente mudou minha vida e minha conturbada relação com o sono. Matthew Walker é um escritor brilhante e é considerado maior especialista em sono da atualidade. Ele consegue a proeza de explicar dezenas de complexos estudos científicos de maneira leve e divertida, mostrando que o quão importante o sono é para a perfomance e saúde, além de trazer várias dicas práticas sobre como dormir melhor. Um dos melhores livros que já li.